sábado, 23 de julho de 2011

Evento de capoeira em Xique-Xique Bahia


Ao falamos de capoeira precisamos saber um pouco da história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.
Quais são os estilos da Capoeira?
Na capoeira existe três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão , é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
Movimento de capoeira
No dia 16 de julho sábado houve um movimento de capoeira realizado na cidade de Xique -Xique pelo grupo Jacobina Artes pelo instrutor Anderson Simões  conhecido com Chinês .
Neste evento estava presente as demais pessoas como: pais , alunos do Cras 1 e 2 e os demais grupo de capoeira do alunos graduados ,também estava presente o Cras da cidade de Lapão a orientadora assintente social.
Às  17:35 Abertura do evento contou com a apresentação  do grupo de dança Maculelê da cidade de Lapão como a participação dos alunos do Cras daquela cidade .Houve  varias outras  apresentações como :Pelotão Mirim com instrutor Manoel do Cras 2.Também aconteceu a execução do Hino Nacional e o hino da cidade de Xique-Xique pelas  as crianças do pelotão.
Com as ultimas palavras do secretario Francisco Marçal começou a roda de capoeira.

 Veja as fotos:



.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página